O grupo da Pastoral da Caridade existe desde Janeiro de 2012 é composto por 3 organizadoras e 5 ajudantes.

Em anos anteriores já era feito um trabalho deste género com o Grupo dos Vicentinos, mas não com estas dimensões. Uma vez que é um grupo que se formou pelo ano de 2014, o número de voluntários tem-se aumentado. Este grupo surgiu, através de membros da paróquia, dada a necessidade de existir um organismo paroquial que apoiasse indivíduos e famílias com algumas carências.

Usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, “a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)”. E por isso mesmo, sentimos a necessidade de criar esta pastoral, de forma a colmatar as carências dos nossos paroquianos e da comunidade onde estamos inseridos.

No sentido de promover a interajuda na comunidade, optámos por criar um “Espaço Solidário”. Nele armazenamos ofertas de alimentos, roupas e outros bens recolhidos nas Eucaristia dos primeiros fins-de-semana de cada mês, que são distribuídos, todas as sextas-feiras, por elementos da Pastoral da Caridade, a quem se dirija ao espaço. Simultaneamente, através de uma pequena entrevista, procuramos outras necessidades das famílias que se apresentam, de modo a podermos dar a conhecer os órgãos de apoio social que se adequam à sua situação e direccioná-las para os mesmos. Neste momento, estamos a tratar da divulgação do Espaço Solidário pela vila da Bobadela que se encontra na Praceta 25 de Abril e com isso esperamos alcançar mais famílias, uma vez que a nossa maior dificuldade tem sido precisamente o reconhecimento das famílias com necessidades e a sua abordagem, bem como a divulgação da nossa actividade.

Pretendemos, ainda, avançar com outros dois projectos. Um deles consiste em criar uma equipa responsável por confeccionar uma refeição composta por sopa e pão, de forma a podermos oferecer esta refeição durante o fim de semana, já que, hoje em dia, a alimentação de muitas crianças fica limitada ao que é proporcionado pelas escolas. Ainda estamos a estudar esta possibilidade, avaliando possíveis métodos de funcionamento e a sua eventual adesão. O outro projecto, consiste na criação de uma equipa responsável por visita a idosos, população que muitas vezes até não tem carência de bens, mas sim da companhia do nosso amor fraterno.

A grande actividade relevante deste grupo foi a criação do Espaço Solidário, a constituição de uma equipa de voluntários e neste ano de 2017 assumiu-se as noites de Cinema e alguns espectáculos solitários.

Espetáculo de Natal

Espetáculo 50 anos –

Espetáculo Gospel – 11/02/2017

Espetáculo “A Alegria do Amor” – 4/06/2017